ACTA BRASILEIRA DO MOVIMENTO HUMANO - BMH, v. 1, n. 1 (2011)

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HABILIDADES MOTORAS E OS CONCEITOS DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Helena Ramalho, Tanisa Cenci, Zenite Machado, João Otacílio Libardoni dos Santos, Glauber Carvalho Nobre

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar habilidades motoras e conceitos de movimento vivenciados nas aulas de Educação Física para Educação Infantil. A amostra foi constituída por quarenta crianças de 4 a 6 anos, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo Caminhos, Santa Tereza-RS. Utilizou-se um instrumento de VT para gravações das aulas. Os resultados mostram que os programas de intervenção destes professores oferecem habilidades locomotoras tais como caminhar, correr e saltitar, mas pouca diversificação. No conceito “consciência corporal”, a forma do corpo estendida foi utilizada na maioria das atividades. As ações corporais propostas eram na maioria fechadas, restringindo os conceitos de movimento e habilidades trabalhadas. A educação infantil é momento de proporcionar desenvolvimento e a aprendizagem para as crianças, por isso, acreditamos ser importante o professor aprimorar-se na aplicação dos conceitos a habilidades motoras.

Palvras-chave: Educação Infantil, Habilidades motoras, conceitos de movimento.


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